
Os jovens têm recebido cada vez mais cedo diagnósticos de doenças de riscos. Hipertensão, diabetes, derrame, infartos, que antes eram resultados de uma vida longa. Hoje é consequência da má educação alimentar, sedentarismo, estresse, ingestão exagerada de bebidas alcoólicas e cigarros .
Para falar mais sobre o assunto entrevistei o cardiologista Antônio Amorim da Costa, que atende na Policlínica do Corpo de Bombeiro do Distrito Federal há 32 anos. Ele garante que os diagnósticos têm aparecido cada vez mais precocemente em jovens. Confira!
C.L: O que é pressão alta?
Amorim: É quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9.
C.L: Como acontece a pressão alta?
Amorim: O rim produz uma substância chamada Renina e quando essa substancia é produzida em maior quantidade, provoca a contração da artéria e é essa contração que vai ocasionar a pressão alta. Então, a força que o coração vai bater vai depender da resistência que ele tem que vencer.
C.L : O Ministério da Saúde lançou em abril desse ano uma campanha nacional de prevenção à hipertensão arterial. Hipertensão também é uma doença que atinge cada vez mais cedo aos jovens?
Amorim: As pessoas não dão o devido valor à hipertensão. No inicio da década de 2000, 21% da população sofria com a doença. Em 2009, esse numero subiu para 24,9%. Aproximadamente 1/4 da população do mundo tem pressão alta e menos da metade tratam do problema. Ainda não sabemos de tudo, mas o que a gente sabe é que os diagnósticos de Pressão Arterial estão sendo dados cada vez mais cedo, principalmente as doenças causadas por lesões renais
C.L: E qual a média de idade desses pacientes ‘jovens’?
Amorim: Curioso que tenho atendido com freqüência, jovens de 30 a 40 anos, o que antes era muito difícil. Tenho um paciente hipertenso de apenas 14 anos.
C.L: Quais as prevenções da Hipertensão?
Amorim: A prevenção começa quando a criança nasce. Os pais têm que cuidar da alimentação dos filhos, principalmente se na família tem hipertensos. Evitar refrigerante, controlar a ingestão de sal e gordura.
C.L: E qual é a alimentação ideal?
Amorim: Alimentação mais natural possível verduras, frutas, legumes e carne magra de aves, peixe e vermelhas duas vezes por semana e um dia sem. A carne vermelha é que tem o ferro que nos, humanos, absolvermos melhor. Existem pessoas vegetarianas que suprem com outras formas. O nosso organismo é extremamente mutável e adaptativo ele vai buscar’ o que precisa no alimento que entrar.
C.L: O exercício físico ajuda no controle da hipertensão?
Amorim: O Exercício físico controlado e orientado só faz bem. Agora, no momento em que o paciente esta com a pressão alta, ele não deve praticar, não vai adiantar.
C.L: Qual o tratamento da pressão alta?
Amorim: O tratamento inicial é a dieta; evitando sal, gordura e frituras, ingerindo frutas e legumes. Se não controlar ai tem que tomar medicação, associada ao exercício físico e dieta.
C.L: Quais as consequências mais graves da pressão alta?
Amorim: A pior delas é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Também pode causar Infartos, ruptura da aorta e insuficiência renal.
C.L: E quais são as doenças que antes eram mais comuns em idosos e hoje nós, jovens, antecipamos?
Amorim: Isso mesmo, nós antecipamos esses problemas com a mudança dos hábitos de vida (má alimentação e a falta de atividade física); Colesterol alto, triglicerídeos altos, diabetes, infartos e derrame.
C.L: Explique o que causa essas doenças?
Amorim: O acúmulo de gordura no sangue entope as artérias, isso antigamente acontecia quando o adolescente chegava à idade adulta, começava a trabalhar e se alimentar fora. Então o colesterol começava a aumentar. Hoje em dia a criança começa a se alimentar mal dentro de casa: queijo, cachorro quente, manteiga, fritura, refrigerante... Isso aumenta o colesterol, causa diabetes e aumenta a pressão arterial. Alem de serem agravadas pelo estresse.
C.L: Falando nisso, o que é o estresse?
Amorim: O estresse é o excesso de tensão para o organismo, sendo altamente deletério. Ele desregula hormônios neurotransmissores do corpo. Não é uma doença, mas um sério agravante do problema que a pessoa tem.
C.L: E dentre todas essas doenças, qual a mais prejudicial para os jovens?
Amorim: O diabetes. A velocidade de surgimento das complicações pode ser retardada com o controle da insulina, mas mesmo assim, elas vão acontecer e progressivamente.
C.L: Amorim, quem sofre mais do coração homens ou mulheres?
Amorim: Mulheres têm mais hipertensão arterial. Doenças coronárias já foi doença de homem, mas hoje afetam mais mulheres.
C.L: As mulheres sofrem mais do coração?
Amorim: Não. As mulheres estão querendo ser iguais aos homens (risos).
C.L: Qual é a ação do cigarro, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas no organismo, já que hoje o consumo começa cada vez mais cedo?
Amorim: De todos o pior é o cigarro. A nicotina é vaso constritor, ela causa dependência química, aumenta a pressão arterial, aumenta a freqüência cardíaca e favorece a deposição de gordura na artéria. Ao longo do tempo o fumante vai ter as artérias mais entupidas que um não fumante que consumir alimentos gordurosos e ingerir bebida alcoólica.
C.L: Se o senhor escrevesse um “manual” de prevenção a doenças cardíacas o que aconselharia de imediato?
Amorim: Alimentação e atividade física, associadas. Os dois caminham juntos sempre. Eu comparo esses dois fatores há uma conta bancaria, se você ganha muito dinheiro e gasta pouco sua conta no banco fica gorda, mas se você ganha pouco e gasta muito você vai ter sempre que pedir empréstimo, e se gasta o mesmo tanto que ganha não vai ficar rica nem pobre.