quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Jovens sob pressão

Por: Caroline Lucas.

Os jovens têm recebido cada vez mais cedo diagnósticos de doenças de riscos. Hipertensão, diabetes, derrame, infartos, que antes eram resultados de uma vida longa. Hoje é consequência da má educação alimentar, sedentarismo, estresse, ingestão exagerada de bebidas alcoólicas e cigarros .

Para falar mais sobre o assunto entrevistei o cardiologista Antônio Amorim da Costa, que atende na Policlínica do Corpo de Bombeiro do Distrito Federal há 32 anos. Ele garante que os diagnósticos têm aparecido cada vez mais precocemente em jovens. Confira!

C.L: O que é pressão alta?

Amorim: É quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando o valor igual ou maior que 140/90 mmHg ou 14 por 9.
C.L: Como acontece a pressão alta?
Amorim: O rim produz uma substância chamada Renina e quando essa substancia é produzida em maior quantidade, provoca a contração da artéria e é essa contração que vai ocasionar a pressão alta. Então, a força que o coração vai bater vai depender da resistência que ele tem que vencer.

C.L : O Ministério da Saúde lançou em abril desse ano uma campanha nacional de prevenção à hipertensão arterial. Hipertensão também é uma doença que atinge cada vez mais cedo aos jovens?
Amorim: As pessoas não dão o devido valor à hipertensão. No inicio da década de 2000, 21% da população sofria com a doença. Em 2009, esse numero subiu para 24,9%. Aproximadamente 1/4 da população do mundo tem pressão alta e menos da metade tratam do problema. Ainda não sabemos de tudo, mas o que a gente sabe é que os diagnósticos de Pressão Arterial estão sendo dados cada vez mais cedo, principalmente as doenças causadas por lesões renais

C.L: E qual a média de idade desses pacientes ‘jovens’?
Amorim: Curioso que tenho atendido com freqüência, jovens de 30 a 40 anos, o que antes era muito difícil. Tenho um paciente hipertenso de apenas 14 anos.

C.L: Quais as prevenções da Hipertensão?
Amorim: A prevenção começa quando a criança nasce. Os pais têm que cuidar da alimentação dos filhos, principalmente se na família tem hipertensos. Evitar refrigerante, controlar a ingestão de sal e gordura.

C.L: E qual é a alimentação ideal?
Amorim: Alimentação mais natural possível verduras, frutas, legumes e carne magra de aves, peixe e vermelhas duas vezes por semana e um dia sem. A carne vermelha é que tem o ferro que nos, humanos, absolvermos melhor. Existem pessoas vegetarianas que suprem com outras formas. O nosso organismo é extremamente mutável e adaptativo ele vai buscar’ o que precisa no alimento que entrar.

C.L: O exercício físico ajuda no controle da hipertensão?
Amorim: O Exercício físico controlado e orientado só faz bem. Agora, no momento em que o paciente esta com a pressão alta, ele não deve praticar, não vai adiantar.

C.L: Qual o tratamento da pressão alta?
Amorim: O tratamento inicial é a dieta; evitando sal, gordura e frituras, ingerindo frutas e legumes. Se não controlar ai tem que tomar medicação, associada ao exercício físico e dieta.

C.L: Quais as consequências mais graves da pressão alta?
Amorim: A pior delas é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Também pode causar Infartos, ruptura da aorta e insuficiência renal.

C.L: E quais são as doenças que antes eram mais comuns em idosos e hoje nós, jovens, antecipamos?
Amorim: Isso mesmo, nós antecipamos esses problemas com a mudança dos hábitos de vida (má alimentação e a falta de atividade física); Colesterol alto, triglicerídeos altos, diabetes, infartos e derrame.

C.L: Explique o que causa essas doenças?
Amorim: O acúmulo de gordura no sangue entope as artérias, isso antigamente acontecia quando o adolescente chegava à idade adulta, começava a trabalhar e se alimentar fora. Então o colesterol começava a aumentar. Hoje em dia a criança começa a se alimentar mal dentro de casa: queijo, cachorro quente, manteiga, fritura, refrigerante... Isso aumenta o colesterol, causa diabetes e aumenta a pressão arterial. Alem de serem agravadas pelo estresse.

C.L: Falando nisso, o que é o estresse?
Amorim: O estresse é o excesso de tensão para o organismo, sendo altamente deletério. Ele desregula hormônios neurotransmissores do corpo. Não é uma doença, mas um sério agravante do problema que a pessoa tem.

C.L: E dentre todas essas doenças, qual a mais prejudicial para os jovens?
Amorim: O diabetes. A velocidade de surgimento das complicações pode ser retardada com o controle da insulina, mas mesmo assim, elas vão acontecer e progressivamente.

C.L: Amorim, quem sofre mais do coração homens ou mulheres?
Amorim: Mulheres têm mais hipertensão arterial. Doenças coronárias já foi doença de homem, mas hoje afetam mais mulheres.

C.L: As mulheres sofrem mais do coração?
Amorim: Não. As mulheres estão querendo ser iguais aos homens (risos).

C.L: Qual é a ação do cigarro, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas no organismo, já que hoje o consumo começa cada vez mais cedo?
Amorim: De todos o pior é o cigarro. A nicotina é vaso constritor, ela causa dependência química, aumenta a pressão arterial, aumenta a freqüência cardíaca e favorece a deposição de gordura na artéria. Ao longo do tempo o fumante vai ter as artérias mais entupidas que um não fumante que consumir alimentos gordurosos e ingerir bebida alcoólica.

C.L: Se o senhor escrevesse um “manual” de prevenção a doenças cardíacas o que aconselharia de imediato?
Amorim: Alimentação e atividade física, associadas. Os dois caminham juntos sempre. Eu comparo esses dois fatores há uma conta bancaria, se você ganha muito dinheiro e gasta pouco sua conta no banco fica gorda, mas se você ganha pouco e gasta muito você vai ter sempre que pedir empréstimo, e se gasta o mesmo tanto que ganha não vai ficar rica nem pobre.

Lixo posto, Planeta morto

Tragédias causadas pelas enchentes, efeito estufa, desmoronamentos, extinção de animais, devastação de florestas, secas e descongelamento dos pólos são alguns dos desastres que o planeta tem enfrentado. A história do lixo se confunde com a do ser humano.

Por: Caroline Lucas

Já no século XIX, as péssimas condições de higiene começaram a incomodar e preocupar a população com o descarte do lixo. Os hábitos com relação à higiene mudaram. Os municípios se responsabilizavam pela limpeza das ruas, e os engenheiros criavam novas tecnologias para diminuir o volume do material. Óleo e gordura se transformavam em sabão e velas, os incineradores geravam energia e aquecimento através de vapor. Nessa época o “tratamento” mais eficaz para o lixo era levá-lo para fora da cidade, de preferência, para dentro do mar. Com a Revolução Industrial aumentou o acesso a praticidade, e o desperdício também!
Ao longo dos anos, surgiram novas fontes de energia, alem da produção e do consumo de bens. Isso provocou maior geração de lixo doméstico e industrial, com mais resíduos químicos e materiais de difícil decomposição como o plástico, os metais e os vidros.
Antigamente pela escassez de recursos e qualidade dos materiais os produtos duravam mais tempo, as vezes passavam de geração para geração, hoje, eles têm uma vida útil muito menor e um simples defeito que seria facilmente resolvido se transforma em incentivo para compra de novos modelos. Na Idade Media as pessoas já sofriam com as conseqüências de jogar o lixo em qualquer lugar, agora percebemos que um consumo desregrado pode nos trazer sérios problemas.
Afinal, o que é lixo?

O maior problema do mundo, hoje, chama-se lixo, ou melhor, Lix, palavra derivada do latim que significa cinzas. Mas, afinal o que é lixo? . De acordo com o professor e biólogo Victor Hugo, lixo é tudo aquilo não tem mais função ou reutilização, nem mesmo pode ser reciclado: “lixo é tudo o que não serve para mais ninguém e para mais nada”.

A humanidade está seriamente ameaçada por conta da falta de educação, conscientização e respeito pelo meio ambiente. A natureza tem feito questão de nos mostrar isso diariamente.
Imagem: O Globo
Entre as conseqüências de uma acomodação errada do lixo, temos que conviver com poluição, doenças, riscos sociais, tragédias, descongelamentos dos pólos, alem de vários outros problemas.

De quem é a culpa?

Segundo a organização “Cure o Mundo”, as pessoas parecem não se incomodar em despejar lixo nos oceanos. Alguns acreditam que a água do mar é um poderoso solvente e que por isso dissolve mais rápido toneladas de entulho, alem disso os turistas deixam rastros de sua visita; sacolas, restos de alimento, embalagens de bronzeador, pipas e etc.. Por conta disso nossos animais marinhos consomem pequenos pedaços de resíduos, comprometendo a fauna e flora marinha , já que os resíduos estão cheio de venenos. Devemos ter cuidado com os peixes que consumimos!
Os lixos eliminados de forma errada bem como materiais armazenados ou transportados inadequadamente se transformam em lixo marinho, ainda que longe do mar. Isso acontece pela ação das enxurradas (água da chuva que corre ao longo das ruas e terrenos) ou mesmo pela ação dos ventos. E como o rio sempre deságua no mar, o lixo vai direto para os oceanos.
Além do lixo, os mares e oceanos sofrem com outro tipo de poluição; todos os anos , 600 mil toneladas de petróleo são derramados por descargas ilegais ou mesmo por acidentes. Os efeitos são altamente destruidores, comprometem a fauna (peixes, aves marinhas, crustáceos, moluscos e etc.), afetando também a difusão do oxigênio do ar para o mar.
Um artigo divulgado pelo site da Usp (www.ib.usp.br) afirma que as áreas destinadas a lixões, sem tratamento, podem contaminar rios, lagos e lençóis freáticos, pelo escoamento do chorume e outras substâncias tóxicas provenientes do lixo.
Lixo Social
Basicamente todas as cidades pobres do Brasil são construídas a partir assentamentos próximos a lixões, o que torna mais fácil a vida de pessoas que fazem do lixo sua fonte de renda.
Por outro lado, os catadores prestam serviços à população, coletando materiais e evitando o consumo de recursos naturais e matéria prima virgem, além da economia com coleta e disposição final. Com esse trabalho as companhias de limpeza urbana deixam de pagar inúmeros quilos de materiais, que seriam coletados e dispostos em aterro.
Estima-se que no Brasil a cada 100 pessoas uma é catadora de lixo. Em Brasília existem aproximadamente três mil catadores ligados a alguma cooperativa e 1600 deles tiveram o cadastro publicado no Diário Oficial da União. Eles coletam diariamente no Lixão (público) da Cidade Estrutural. O aterro recebe, por dia, duas mil toneladas de resíduos, entre, seco e orgânico.
Segundo o diretor do Sistema de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), João Alves da Silva não existe mais espaço para alocar o lixo da cidade: “o aterro fica próximo às chácaras da Vicente Pires, por onde passa um córrego e várias nascentes. Todo o espaço disponibilizado já foi utilizado e toda a área que sobra e fiscalizada pelo IBAMA. O local é coberto de urubus, garças, gaviões e ratos, entre outras espécies que convivem abertamente com os recicladores”.

Já quem participa de algumas cooperativas, não têm tantos problemas quanto os que coletam em lixões abertos. Mas são explorados por quem, percebe vantagens junto a políticas públicas de se regularizarem legalmente como cooperativas, embora sejam empresas privadas, disfarçadas de cooperativismo. Esse padrão, infelizmente, é freqüente.

Lixo é Luxo...
Donos de empresas, cooperados, catadores e até políticos já reconheceram o valor do lixo. O material é vendido, por quilo, com um valor mínimo, ainda assim alguns catadores têm uma renda semanal de R$400 a R$600. Imagine o que isso representa para os donos de empresa e políticos que enxergam nos catadores mão de obra barata?
Pense nisso...
- O lixo é responsável por grandes esquemas de corrupção e fraude. A terceirização da mão de obra elimina a necessidade do concurso público. Segundo o site adital.com, a lei de licitações permite contratações com valores inferiores a R$ 8 mil.
- As empresas de coleta de lixo urbano são as maiores financiadoras de campanhas eleitorais. No Brasil cerca de R$154 bilhões, já foram destinados para programas de coleta resíduos.
- A reciclagem gera R$ 1,8 bilhão por ano, a coleta R$ 523 milhões. o Brasil tem mais de 700 mil catadores. Seria uma alternativa de renda ou exploração de mão de obra barata por parte dos empreendedores?

- o Brasil é campeão mundial, pelo sétimo ano consecutivo, de reciclagem de latas de alumínio. 96,5% das latas descartadas são recicladas. Existem motivos para comemoração? Consciência ambiental ou desigualdade econômico-social?

Quanto mais rico mais sujo

De acordo com a revista Veja, o brasileiro produz diariamente 1 kg de lixo. Uma vantagem em meio ao problema, esse número é consideravelmente pequeno para um país com a estrutura do nosso. A vantagem na verdade está em relação aos países de primeiro mundo que produzem muito mais resíduos que nós. Os Estados Unidos está no topo da lista, cada habitante do país produz 3,2 kg por dia o que significa 1168 kg por ano.
Quanto mais rico mais sujo
Em geral, os países mais desenvolvidos produzem mais lixo domiciliar per capita (quilos por dia)

Estados Unidos - 3,2
Itália - 1,5
Holanda - 1,3
Japão - 1,1
Brasil - 1
Grécia - 0,8
Portugal - 0,6

Fonte: Revista Veja 17/03/09
O risco do lixo...


De acordo com informações publicadas no portal do Ministério da Saúde, catadores e pessoas que convivem próximas aos lixões sofrem com um problema ainda maior. Como já dissemos o lixo atrai ratos e insetos, que provocam graves doenças. As principais doenças provocadas pelo lixo e ou falta de saneamento são: leptospirose,febre tifóide, dengue, cólera, tétano,esquistossomose, dengue, entre outras. Alem dessas doenças o contato com o lixo, também, pode provocar alteração no ciclo menstrual, comprometimento na qualidade e quantidade de espermas.
Outro problema bastante preocupante é o descarte errado do lixo hospitalar que representa muitos riscos à saúde e ao meio ambiente. Hospitais e clinicas produzem lixo que podem estar contaminados. Podendo se desfazer de drogas e remédios que se tornam perigosos, se ingeridos por pessoas erradas, além das seringas e agulhas. Produzem, ainda, uma enorme quantidade de lixo comum, que tem a mesma maneira de descarte que o doméstico. O lixo hospitalar deve ser incinerado.
O lixo tem fim?

A incineração é uma forma de acabar com o lixo disposto em aterros, visa reduzir a produção do chorume e do metano, o volume e o peso do lixo, transformando-o em cinzas e produzindo a partir dele energia. O processo não é aconselhável porque há liberação de substancias tóxicas e dióxido de carbono que, se não controladas, causam proble¬mas sérios à saúde. No entanto é o processo mais indicado para descarte do lixo hospitalar. A eliminação do lixo pelo fogo é uma prática antiga que impede a disseminação de doenças (principalmente no caso do lixo hospitalar)
O lixão, não deve existir, é uma área inadequada para disposição de resíduos. Nos lixões não existem preparação do solo, tratamento dos gases e chorume e controle dos impactos ambientais causados. Devido à falta de cobertura diária do lixo existe uma grande proliferação de animais e insetos, como ratos e baratas. Sem contar no numero de crianças e adultos catando lixo de forma desumana. Portanto, não deveria existir lixão.

Os aterros sanitários é a forma mais segura para descartar resíduos sólidos no solo. Dentro das normas de engenharia, o local permite o controle dos gases e líquidos produzidos pela decomposição de lixo sem danos ao homem e ao meio ambiente. A área determinada para os aterros são escolhidas após diversos estudos de viabilidade e licenciamento, o que permite evitar ao máximo os prejuízos causados para as comunidades, assegurando o destino final do lixo produzido. Em aterros, não existe catadores e crianças no local.

Por isso, a coleta seletiva é muito importante para a sociedade. Gera renda para milhões de pessoas e economia para as empresa além de diminuir a poluição dos solos e rios. A seleção do que vai para o lixo e de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.
A separação e o recolhimento dos resíduos descartados por pessoas e empresas consistem na coleta seletiva de lixo. O lixo orgânico vira adubo e é separado dos materiais que podem ser reciclados. Papeis, plásticos, metais sucatas de ferro, cobre e alumínio, tem um valor significativo, além de ser lixo produzido em maior quantidade, esses matérias são reutilizados.
Por outro lado etiquetas adesivas, papel carbono, espelhos, laminas, aparelhos domésticos, pilhas e baterias não devem ser descartadas junto ao lixo domestico.
As pilhas e baterias, contem material radioativo, que prejudica o solo e o meio ambiente. Elas devem ser entregues a postos de coleta ou devolvidas ao local de compra.
E você está fazendo a sua parte?

O final ideal para o lixo

Quase todos os países tem a mesma forma de recolhimento do lixo que o Brasil, no entanto uma cidade da Espanha, se destaca e da exemplo de limpeza e cidadania, Barcelona tem o recolhimento de lixo por tubulações enterradas que se conectam bocas de lixo. Um grande sugador aspira todo material até o centro da coleta, que fica na periferia das cidades, de hora em hora, todo o dia e toda noite.

Segundo o portal G1,o lixo e despejado em um contêiner, percorrer um caminho de até 70 KM até chegar as usinas. Latas, papéis e plásticos são reciclados e os materiais orgânicos movem turbinas que produzem eletricidade.

O custo de um sistema tão moderno acaba sendo igual ou menor ao método tradicional de coleta.
Os prédios e apartamentos da cidade já têm o sistema instalado internamente. Barcelona não tem mais caminhões de coleta circulando pelas ruas.